SAIBA COMO OBTER UMA LIMPEZA EFETIVA PARA SEU CONDOMÍNIO
- amaisconfianca
- 24 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Se você que é Sindico ou conselheiro, ou mesmo um condômino atento com as despesas do dinheiro que você paga em sua contribuição condominial, já deve ter passado por alguma insatisfação com a qualidade da limpeza do lugar onde você e sua família vive.

Acontece que no setor de limpeza (como em outros que lidam com pessoas) existem ótimos profissionais: dedicados, com qualidade na que faz, com ética. E outros nem tanto: faltas ou atrasos frequentes, falta de qualidade ou falta cuidado com produtos e materiais.
Por este motivo, na dúvida, é melhor estabelecer um processo de limpeza e controle ideias para seu condomínio.
Mas como montar esse processo?
O primeiro passo é estar por dentro da convenção ou estatuto do condomínio, onde terão normas, direitos e deveres dos condôminos, administração, entre outros.
Ciente de como deverá proceder com a contratação dos serviços de limpeza, e como isso deverá se proceder, o Sindico terá de estabelecer uma rotina, para isso é necessário levar

em conta o tamanho da área condominial, as áreas e frequência a serem limpas, horários mais usados de elevador, horários e dias de coleta de lixo normal e orgânico, se tiver na sua região.
Sabendo do tamanho e necessidades para asseio e conservação do condomínio, é hora de definir em conselho o investimento destinado para a limpeza. Para então estabelecer a rotina de acordo com a carga horária que irá contratar o profissional de limpeza.
Definindo a rotina
Agora que você já tem consciência das normas, da rotina, dimensões e prioridades, do orçamento, e do período que será contrato para o profissional de limpeza. Você vai montar a rotina, de preferência em uma planilha para que possa acompanhar com datas a execução da limpeza.
Nesta planilha terá informado o que é de limpeza diária, exemplo: hall de entrada, circulação, banheiro de serviço. Limpeza quinzenal: Cozinha, garagem, salão de festas etc. Os horários você estabelece de acordo com o período de menor circulação dos condôminos. Como por exemplo: elevadores em horário de meio dia, já que é um horário que as pessoas ou já se deslocaram para trabalho e estudos ou estão em seus apartamentos ou casas fazendo suas refeições. Ou garagens também visto que é o período que tem menos carros estacionados.
Salas de máquinas, terraço, escadas, basculantes, dependendo do tamanho e reprodução de sujeira, podem ser limpos mensalmente.
Hora de contratar
Se seu condomínio optou pela contratação direta, na hora de fazer a seleção de mão de
obra o indicado é utilizar uma agência de Recursos Humanos. Onde você vai determinar

um perfil adequado às necessidades do seu condomínio. Assim a agência fará uma seleção mais precisa e com maior possibilidade de acertar no profissional.
Para a terceirização você vai solicitar a mesmas necessidades da mão de obra e informar as necessidades e rotinas do condomínio e horário para que a empresa terceirizada possa destinar o funcionário mais apto a exercer a função em seu condomínio. Com a diferença que se não houver uma adaptabilidade ou adequação a própria empresa fará a remoção do profissional sem custos para uma nova seleção.
Atenção! Quando falamos em adequação, não estamos falando em preconceito com idade, sexo ou orientação, mas sim de postura, referências e experiências.
Esperamos que tenham gostados destas dicas.
Precisando de limpeza para seu condomínio? Clique aqui
Comments